Reflexões sobre a Educação para a Cidadania Global na formação dos estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37005

Palavras-chave:

educação superior, educação para a cidadania global, formação humana, prática pedagógica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos docentes da educação superior sobre a Educação para a Cidadania Global no processo de formação dos estudantes. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo, de caráter descritivo e com abordagem de estudo de caso. Para a realização da coleta de dados foi utilizado um questionário online, e os dados foram analisados conforme princípios da análise de conteúdo. Através das percepções dos docentes, foi possível identificar que eles têm o entendimento sobre os princípios da Educação para a Cidadania Global, assim como estão preocupados com a formação de cidadãos comprometidos com a tolerância e a compreensão, visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Sendo assim, a Educação Superior pode promover uma educação capaz de preparar os estudantes para os desafios do contexto local e global em que estão inseridos, através de práticas pedagógicas inovadoras, que visem à formação do estudante de maneira holística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Camila de Barros Rodenbusch, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Coordenadora Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física e docente da Faculdade Sogipa, em Porto Alegre, RS, Brasil; docente da Faculdade da Região Centro Sul (Fundasul), em Camaquã, RS, Brasil.

Referências

Alessandrini, C. D. (2002). O desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional. In P. Perrenoud, M. G. Thurler, L. Macedo, N. J. Machado, & C. D. Alessandrini, As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação (pp. 157–176). Artmed.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Castro, M. L. (1994). Metodologia da Pesquisa Qualitativa: Revendo as ideias de Edgon Guba. In M. E. Engers, Paradigmas e Metodologias de pesquisa em educação: notas para reflexão (pp. 53-64). EDIPUCRS.

Delors, J. (1998). Educação: um tesouro a descobrir. Cortez.

Galvão, L. K. (2010). Desenvolvimento Moral e Empatia: Medidas, correlatos e intervenções educacionais [Tese de Doutorado, Universidade Federal da Paraíba]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7012

Gil, A. C. (2015). Didática do ensino superior. Atlas.

Goergen, P. L. (2020). Cultura e formação: a ideia de formação humana na sociedade contemporânea. Pro-Posições, 30, 1–21. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0193

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2005). Fundamentos de metodologia científica. Atlas.

Maturana, H., & Rezepka, S. N. (2000). Formação Humana e Capacitação. Vozes.

Mccowan, T. (2018). A “desagregação” do ensino superior (The “unbundling” of higher education). Revista Eletrônica de Educação, 12(2), 464-482. https://doi.org/10.14244/198271992584

Morin, E. (2001). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez.

Morosini, M. C. (2014). Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 19, 385-405. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200007

OCDE - Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. (2018). Preparando nossos jovens para um mundo inclusivo e sustentável: A estrutura de competência global do PISA da OCDE. OCDE.

Gómez, Á. I. (2015). Educação na era digital: a escola educativa. Penso Editora.

Rodenbusch, C. B. (2019). Formação Integral nos Cursos da Área da Saúde: contribuição para a Humanização na Educação Superior (98f). Tese [Doutorado, - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9068

Sousa, C. (2010). Motivação e resiliência em contextos educativos. A Motivação em Diferentes Cenários. In B. S. dos Santos, & A. B. Careño (pp. 151-172). EDIPUCRS.

Thomas, C. R. (1973). I. Philosophical Anthropology and Educational Change: Wilhelm Von Humboldt and the Russian Reforms. History of Education Quarterly, 13(3), 219-230. https://doi.org/10.2307/367303

Tiffin, J., & Rajasingham, L. (2007). A universidade virtual e global. Artmed.

Triviños, A. N. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Editora Atlas.

Unesco. (2015). Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. UNESCO.

Unesco. (2016). Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. UNESCO.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Machado, K. G. W., Kampff, A. J. C., & Rodenbusch, C. de B. (2022). Reflexões sobre a Educação para a Cidadania Global na formação dos estudantes universitários. Educação, 45(1), e37005. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37005