Práticas educativas na docência universitária

Concepções na/da inovação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.31310

Palavras-chave:

Práticas educativas, Inovação, Docência universitária

Resumo

O trabalho analisa os resumos expandidos escritos e apresentados ao evento denominado Seminário Pedagogia do Ensino Superior: Partilha de Práticas Inovadoras realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária – NEPPU de uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Bahia. O objetivo do estudo foi analisar como os professores, autores dos resumos e participantes do referido Seminário concebem uma prática inovadora. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento do Estado da Arte, que consiste numa técnica de mapeamento de estudos já realizados em determinada área do conhecimento. A base teórica constituiu nas contribuições de Cunha (2001), Fullan (2007), Lucarelli (2005), entre outros. O estudo mostrou que os professores consideram suas práticas enquanto inovadoras, pois elas se fundamentam no paradigma da mudança caracterizada por uma variação de estratégias metodológicas que o professor desenvolve, tornando as aulas diferentes e atrativas para os estudantes.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, BA, Brasil e pós-doutorando em Educação na mesma instituição; professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana, BA, Brasil.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, F. O. da. (2020). Práticas educativas na docência universitária: Concepções na/da inovação pedagógica. Educação, 43(3), e31310. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.31310

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