Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores

Autores

  • Maria Emília Amaral Engers PUCRS
  • Vanise dos Santo Gomes

Resumo

Neste texto, propomo-nos pensar a respeito de práticas de Conselhos de Classe como possibilidades de promover a educação continuada de professores. No momento em que ações pedagógicas são contadas e percepções a respeito do desenvolvimento dos (as) alunos (as) são salientadas, os professores anunciam suas concepções educacionais, expressam discursos a respeito do ensino e da aprendizagem e posicionam-se enquanto profissionais que se apresentam por meio de sua própria fala. Buscamos, aqui, a valorização de tais palavras como ponto de partida dos Conselhos de Classe, realizando, ainda, uma análise a respeito da tensão entre representação e alteridade no que diz respeito às idéias construídas a respeito de professores e estudantes. Descritores – Conselho de Classe; educação continuada; representação; alteridade; educação de professores; identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Emília Amaral Engers, PUCRS

Maria Emilia Amaral Engers Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1971), especialização em Administração Universitária 1ª Etapa pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), especialização em Administração Universitária 2ª Etapa pela Universite de Montreal (1999), mestrado em Mestrado pela Washington State University (1975) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Downloads

Como Citar

Engers, M. E. A., & Gomes, V. dos S. (2008). Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores. Educação, 30(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/2747

Edição

Seção

Outros Temas