Um currículo entre formas e forças

Autores

  • Marlucy Alves Paraíso UFMG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18443

Palavras-chave:

Currículo. Diferença. Formas e forças.

Resumo

Este artigo focaliza processos de diferenciação ocorridos nos currículos escolares e cenas de um livro – A contadora de filmes – para mostrar, por um lado, como as formas de um currículo são capazes de produzir rotinas, aprisionar as forças, dividir e desanimar. Por outro lado, este trabalho também pretende mostrar que a diferença, entendida como motor da vida, pode sempre ser reativada, já que na vida é sempre possível um encontro ou uma conexão capaz de reativar forcas. Este artigo defende, então, que em um currículo e na vida é sempre possível movimentos para deformar as formas, reativar as forças, instaurar possibilidades e ativar alegrias.

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Biografia do Autor

Marlucy Alves Paraíso, UFMG

É professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1995 e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade desde 2003. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG. É perquisadora do CNPq e Fundadora e Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas da FAE/UFMG. É Professora Colaboradora do Mestrado em Currículo da Universidade Salesiana de Quito (Equador). Tem trabalhado uma vez por ano como professora visitante na Universidade de Valencia - Espanha. Paticipa do GT Curriculo da ANPEd desde 1992. Possui Pós-Doutorado (PHD) em Educação pela Faculdad de Filosofia y Ciências de la Educación de la Uiversidad de Valência Espanha (2009); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Foi membro do Conselho Editorial de Educação em Revista (FAE/UFMG) durante 4 anos (de 2006 a 2010). Todos os seus trabalhos de ensino, pesquisa, extensao e orientação tem como foco os currículos escolares e não escolares. Investiga e orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado principalmente nos seguintes temas: currículo e diferenças, curriculos e culturas, currículo e gênero, currículos escolares, políticas de currículos, curriculos e outros artefatos tecnoculturais, currículo e mídia.

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Paraíso, M. A. (2015). Um currículo entre formas e forças. Educação, 38(1), 49–58. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18443

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Culturais em Educação

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