Pós-graduação e suas interlocuções com a Educação Básica

  • Flávia Obino Corrêa Werle UNISINOS
Palavras-chave: pós-graduação, articulação entre níveis de ensino, Educação Básica, pesquisa, ensino

Resumo

Estudo analisando as possibilidades de, na área de Educação, processar-se uma interlocução com sentido de diálogo, compartilhamento e reciprocidade, entre a pós-graduação e a Educação Básica. Sugere cinco eixos de abordagem da temática: (a) quem são os envolvidos na interlocução, (b) os espaços e tempos para a sua ocorrência, (c) os recursos, instrumentos e meios de iniciar, desenvolver e sistematizar a interlocução, (d) as finalidades da interlocução, bem como (e) as conflitualidades que perpassam os campos em que os interlocutores se encontram. Estes eixos não se apresentam como subtítulos, mas perpassam todo o texto que, na primeira parte, decorre da análise de um documento redigido pelos próprios programas de pós-graduação em educação da região sul, qual seja a proposta do programa no item “articulação com a graduação” e, na segunda parte, reflete acerca de dois espaços privilegiados de interlocução com a Educação Básica, quais sejam a sala de aula e os grupos de pesquisa.

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Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, UNISINOS
Professora do PPG Educação UNISINOS, bolsista PQ
Publicado
2012-11-05
Como Citar
Werle, F. O. C. (2012). Pós-graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/11939