Modalidades narrativas: cantos lusitanos em quadrinhos

  • Flávia Brocchetto Ramos UCS
  • Neiva Senaide Petry Panozzo UCS
Palavras-chave: linguagem, infância, leitura, produto cultural

Resumo

O projeto de pesquisa Educação, linguagem e práticas leitoras II abrange a leitura de diferentes produtos culturais contemporâneos destinados à infância. Entre as ações desta pesquisa está o estudo de livros de literatura infantil, visando à identificação e à caracterização de apelos verbo-visuais empregados na constituição da obra e que mobilizam o leitor. O objetivo deste estudo é analisar os conceitos de clássico e adaptação no título pertencente ao acervo do PNBE 2008, Os lusíadas em quadrinhos, composto pelo ilustrador Fido Nesti, que foi um dos títulos mais retirados de bibliotecas escolares em escolas municipais de Caxias do Sul/RS. A investigação segue proposta descritiva e utiliza o método indutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, UCS
Doutor e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento na FaE/UFMG. Na docência, atuou na Educação Básica e Ensino Médio na rede pública. Atualmente é docente em nível de graduação e pós-gradução (Mestrado e Doutorado) na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Letras e de Educação, com ênfase em Literatura Infanto-juvenil, focalizando leitura, literatura e escola e mediação de leitura. Autora de artigos em livros e periódicos especializados e também de trabalhos em anais de eventos. Orienta estágios, bolsas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC.
Neiva Senaide Petry Panozzo, UCS
possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desenvolve orientação no Programa de Formação de Professores da UCS; atuou no Curso de Artes Visuais e Programa da Universidade da Terceira Idade. No ensino de pós-graduação ministra a disciplina Metodologia do Ensino Superior, Alfabetização e letramentos. Integra a linha de pesquisa do PPGEDU da UCS "Educação, leitura e práticas leitoras"; coordena o projeto de pesquisa "Percurso, memórias e identidades na formação de Pedagogos"; foi colaboradora do GEARTE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Centro de Pesquisa Sociosemiótica da PUCSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologia do ensino superior, alfabetização, leitura, literatura infantil, arte, leitura estético-visual, semiótica discursiva e sincretismo de linguagens.
Publicado
2012-11-05
Como Citar
Ramos, F. B., & Panozzo, N. S. P. (2012). Modalidades narrativas: cantos lusitanos em quadrinhos. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/11766
Seção
Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores