Práticas docentes e processos de formação

Autores

  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

prática docente, trabalho coletivo, formação continuada, ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta discussões sobre a prática docente e o processo de formação dos professores no cotidiano do trabalho escolar, a partir de uma investigação que objetivou compreender os processos formativos que se dão no cotidiano escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, em duas escolas bem-sucedidas da segunda fase do ensino fundamental, à época da pesquisa, envolvidas na construção do projeto de formação continuada. Como fonte de dados, considerou-se a observação dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos. Os resultados obtidos revelaram que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar, a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Educação pela mesma instituição (2010). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nos níveis da Educação Básica, Ensino Superior e Educação a Distância, atuando principalmente nas seguintes áreas: Letramento, Leitura e Escrita, Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, Ensino Superior e Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

Gomes, S. dos S. (2012). Práticas docentes e processos de formação. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/10540

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)