O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE): indicadores de desempenho e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28486Palavras-chave:
Avaliação Educacional. PAAE. Currículo de História. Ensino Médio.Resumo
O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), identificando interfaces com o Currículo Básico Comum (CBC) de História no Ensino Médio. A partir da observação da prática docente, buscou-se analisar as concepções de avaliação e de ensino-aprendizagem que norteiam o programa e as implicações deste na organização do trabalho docente. Para tanto, elegeu-se como referencial teórico os autores do campo da avaliação educacional, currículo e trabalho docente. Constatou-se convergência entre as intenções do PAAE e o uso do programa pelo professor no que se refere à aproximação entre o currículo e às práticas de avaliação. Entretanto, observou-se que a tecnologia oferecida pelo PAAE não impediu que a avaliação assumisse na escola uma função distinta da concepção que fundamenta o programa.
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