CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ “Filosofia Política e Relações Internacionais”

2021-02-04

O dossiê “Filosofia política e Relações Internacionais” incentiva reflexões sobre teorias, conceitos e pensadores a partir do diálogo profícuo entre essas duas áreas de conhecimento. O questionamento contínuo possibilita não incorrer em incompreensões e distorções ao mesmo tempo em que enriquece tanto as Relações Internacionais quanto a Filosofia Política com pesquisas e releituras constantes. Ao revisitar a Filosofia Política por meio da justificação das Relações Internacionais, se delineia o exercício da crítica para com filósofos e correntes filosóficas. Esse exercício crítico é realizado com diferenciação e precisão a fim de extrair devidamente os fundamentos, os conceitos e os problemas filosóficos. Põe-se à disposição, assim, um novo modo de pensar a Filosofia Política. Como consequência, os alicerces da justificação das Relações Internacionais ressoam novas propostas teórico-conceituais e novas formas de lidar com teorias, escolas de pensamento e propostas epistemológicas. Sendo assim, o dossiê se propõe a acolher contribuições que partam desse diálogo entre as duas áreas. Assim, objetiva-se contribuir para a atualização do pensamento sobre Relações Internacionais por meio da Filosofia Política.

Organizadores:

  • Teresa Cristina Schneider Marques

Doutora em Ciência Política. Coordenadora do curso de graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora adjunta dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

E-mail: [email protected]

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6038-2704

  • João Francisco Cortes Bustamante

Mestrando em Filosofia da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)(2019) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)(2001). Sócio-fundador da consultoria Psicotur.

E-mail: [email protected]

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2069-6506

  • Alexandre Neves Sapper

Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia, Mestre em Ciências Sociais e Licenciado em Filosofia Pela Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Advogado e Professor de Filosofia.

E-mail: [email protected]

Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-0667-4084