Chamada Dossiê - Desafios Interdisciplinares em Tempos de Mudanças Climáticas

2023-12-05

Desafios Interdisciplinares em Tempos de Mudanças Climáticas


As mudanças climáticas, evidenciadas por eventos catastróficos globais, emergem como uma preocupação crítica, especialmente nos contextos social, cultural e econômico. Estas mudanças afetam intensamente as populações vulneráveis, agravadas pelo racismo ambiental, demandando atenção dos movimentos que visam à redução dessas desigualdades sociais. No Brasil, são notáveis diversos fenômenos climáticos, como movimentos de massa e alterações abruptas de temperatura, além de períodos prolongados de seca e enchentes. Este dossiê visa compilar estudos e pesquisas focados nas mudanças climáticas, suas consequências e alternativas para uma existência digna e segura, sob a ótica da justiça ambiental. Os fenômenos serão analisados a partir das humanidades, englobando os seguintes eixos temáticos:
1. Eixo Social: Enfoca o impacto nas populações vulneráveis, abordando questões como gênero, racismo ambiental e justiça ambiental.
2. Eixo Cultural: Trata de ativismos ambientais, sustentabilidade e educação para a consciência ambiental.
3. Eixo Econômico: Examina o impacto nas produções agrícolas familiares, saúde pública, energia circular e gestão de desastres, incluindo custos humanos.
4. Eixo Legal: Discute leis, normativas, assistências, políticas públicas e climáticas, e o papel do Estado.

Dada a urgência do debate sobre mudanças climáticas, é essencial promover diálogos multi e interdisciplinares em diferentes formatos para alcançar um público mais amplo. Propõe-se, portanto, um dossiê que dialogue com as humanidades. Também poderão ser submetidos artigos em formatos inovadores, como relatos e crônicas, desde que alinhadas a pelo menos um dos temas propostos e mantendo rigor ético e acadêmico. As submissões serão aceitas em fluxo contínuo para a edição de 2024 da Revista Conversas & Controvérsias, com prazo final em 30 de maio de 2024.


Organizadoras: Drª Maria Isabel Bellini (PUCRS), Handiara Oliveira dos Santos (PUCRS), Ana Carolina Ricco Uranga (PUCRS), Ricardo e Silva Martins (PUCRS).