Sobre a Revista

A revista foi criada pelos alunos de graduação e professores do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Seu primeiro número foi lançado em março de 1999, em versão impressa. A partir de 2010, a revista passou a circular em versão digital.

Em 2016, partindo de uma iniciativa de alunos do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS, a revista inaugura uma nova fase, em que expandiu o seu público ao inserir a pós-graduação, mantendo-se como uma construção coletiva que conta com a participação de docentes, graduandos e pós-graduandos do Curso de Ciências Sociais da PUCRS, os quais compõem a equipe editorial do periódico. Convém destacar ainda que, a partir de 2016, a revista passou a ser apresentada exclusivamente em formato digital, visando democratizar o seu acesso. Com a proposta de representar um espaço para o diálogo acadêmico, propõe publicações semestrais, com três seções: Dossiê temático, Artigos e Resenhas. A partir de 2017, passou a contar com professores e pesquisadores de outras instituições como colaboradores externos, membros do conselho editorial e. ainda. na posição de organizadores de dossiês temáticos.

O foco de Conversas e Controvérsias é incentivar a pesquisa científica entre estudantes de graduação e pós-graduação, sobretudo na área de Ciências Sociais. Objetiva oferecer aos pesquisadores em formação um espaço de aprendizado por meio do diálogo qualificado entre os pares propiciado pelas revistas acadêmicas com avaliação cega. A revista publica artigos inéditos em Ciências Sociais, principalmente nas áreas de Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Além de artigos, publica resenhas de obras da área.

Textos submetidos passam por uma avaliação inicial pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados.

Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão final. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, assim como os nomes dos autores, perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Semestral

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Autoria

Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

 

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

  • Área principal: Ciências Sociais
  • Qualis: B5
  • Período: 2013-2016