Etnografias em movimento
Deslocar-se com as crianças pela cidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.41914Palavras-chave:
Etnografia, Cidade, Crianças, MovimentoResumo
O artigo busca refletir sobre os aspectos metodológicos de pesquisas realizadas com crianças nas cidades. Elege as etnografias em movimento como mote, revelando as virtudes e os percalços quando o foco da pesquisa está na circulação e no deslocamento de crianças. Argumenta em favor de algumas técnicas de pesquisa potentes para o caso de pesquisas itinerantes com crianças. Nas etnografias em movimento, a observação participante e a observação flutuante são consideradas complementares, assim como as categorias olhar/ver e escutar/ouvir. O movimento pode ser analisado por meio de uma experiência direta ou indireta da pesquisadora. As representações expressas por meio de desenhos e fotografi as mostram-se úteis para explorar os deslocamentos das crianças. Os métodos aqui analisados não são classifi cados como móveis porque servem para coletar dados sobre movimento apenas, mas porque também permitem coletar dados em movimento e apreender as mobilidades em suas várias manifestações.
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