Marcadores sociais da diferença na experiência escolar de jovens estudantes negras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.3.40540

Palavras-chave:

Escola, Gênero, Raça, Interseccionalidade

Resumo

Analisamos os marcadores de gênero e raça presentes nas experiências de jovens estudantes negras de uma escola da rede pública. Para tanto, utilizamos a abordagem etnográfica a fim de compreender como tais marcadores operam no processo de construção das subjetividades das jovens negras. Com isso, questões sobre identidade, representatividade e resistências surgiram se inter-relacionando no processo de construção das subjetividades, o que evidenciou a emergência dos marcadores de gênero e de raça nas dinâmicas estabelecidas no contexto escolar. A partir dessa leitura, depreendemos que as experiências dos sujeitos que transitam no contexto escolar reforçam a importância da escola no processo de construção das subjetividades.

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Biografia do Autor

Cristiane Barbosa Soares, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Uruguaiana, RS, Brasil.

Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Uruguaiana, RS, Brasil. Professora da Educação Básica no município de Uruguaiana, RS, Brasil.

Alinne de Lima Bonetti, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil. Antropóloga. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

Soares, C. B., & Bonetti, A. de L. (2021). Marcadores sociais da diferença na experiência escolar de jovens estudantes negras. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 21(3), 370–379. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.3.40540

Edição

Seção

Dossiê: Interseccionalidades, Direitos e Políticas