As tramas da participação na pedagogia freireana: fundamentos para uma democracia radical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2020.1.31704

Palavras-chave:

Paulo Freire. Participação. Democracia radical. Pedagogia.

Resumo

Nesse artigo busca-se compreender os princípios da participação na forma de uma trama complexa, a partir do pensamento político e pedagógico de Paulo Freire. Indaga-se, entre outras questões, sobre as experiências históricas, direta ou indiretamente vivenciadas, que o influenciaram na incorporação da participação como premissa basilar de sua pedagogia. No campo das influências teóricas analisa-se a presença de autores/as identificados/as em sua obra, compreendendo as apropriações que Paulo Freire efetua e como as articula no dimensionamento da participação como democracia radical. As tramas da participação na pedagogia freireana fundamentam uma concepção de democracia que se manifesta como protagonismo histórico, como ação relacional-humanizadora e como prática de liberdade.

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Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Pelotas, RS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs, Porto Alegre, RS, Brasil). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Caxias do Sul, RS, Brasil.

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS

Doutor em Educação pela Rutgers University (New Jersey/US). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo, RS, Brasil.

Cheron Zanini Moretti, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, RS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Pitano, S. de C., Streck, D. R., & Moretti, C. Z. (2020). As tramas da participação na pedagogia freireana: fundamentos para uma democracia radical. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 20(1), 109–118. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2020.1.31704