A construção da autoestima no ambiente escolar: o papel do gestor

Autores/as

  • Marisa Crivelaro da Silva Colégio Marista Sant'Ana, Uruguaiana, RS

Palabras clave:

Autoestima. Relações interpessoais. Liderança.

Resumen

Toda organização escolar e seus processos são geridos por pessoas, e é inegável o fato de que o estado de ânimo, o nível de entusiasmo e de motivação dessas pessoas exerce uma espécie de contágio coletivo. Energias boas geram produtividade. Desânimo, desinteresse, desmotivação e uma baixa autoestima geram rotina mórbida, repetição inoperante, autodesculpa, mediocridade e afetam, negativamente, o desempenho no trabalho. A busca constante de um bom clima organizacional e do cultivo da autoestima dos colaboradores figura entre uma das mais importantes responsabilidades de um gestor escolar, pois sabe se que as pessoas são influenciáveis, deixam-se sugestionar facilmente quando expostas ao mau humor, às energias negativas de outros. É preciso que se esteja atento para que esses sentimentos não minem a força de trabalho numa organização escolar. Este artigo tem o propósito de contribuir com reflexões sobre o papel do gestor na construção da autoestima dentro do ambiente escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marisa Crivelaro da Silva, Colégio Marista Sant'Ana, Uruguaiana, RS

Graduada em Letras. Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. MBA em Gestão Educacional. Mestre em Educação. Vice- Diretora do Colégio Marista Sant'Ana, Uruguaiana, RS. Professora adjunta e coordenadora do curso de Pedagogia da PUCRS, Campus Uruguaiana.

Citas

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre o Século XXI. Lisboa: Asa, 1996.

EDNIR, Madza et. al. Mestres da Mudança: liderar escolas com a cabeça e o coração: um guia para gestores escolares. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MACKAY, Ian. Como ouvir pessoas. São Paulo: Nobel, 2000.

MAXWELL, John.C. As 21 qualidades indispensáveis de um líder. São Paulo: Mundo Cristão, 2000.

MEIRIEU, Phelippe. Carta a um professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.

NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. São Paulo: Lazuli, 2004.

OLIVEIRA, Milton. Energia emocional: base para gerência eficaz. São Paulo: Makron Books, 1997.

SALOMÉ, Jaques. Felizes os que se comunicam: para ousar falar e ser ouvido. São Paulo: Paulinas, 2000.

SILVEIRA, Nara Liane Ávila Prieto; BASTIAS, Ana Del Carmem Perez. Desafios e Oportunidades: o verdadeiro papel do líder. 2 ed. Porto Alegre: SEBRAE, 2004.

Publicado

2010-12-31

Cómo citar

da Silva, M. C. (2010). A construção da autoestima no ambiente escolar: o papel do gestor. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36957

Número

Sección

Artículos