O emocional e a (in)disciplina do aluno afetam a aprendizagem?
Keywords:
Disciplina. Conhecimento. Respeito.Abstract
O aluno não é mais um indivíduo que fica quieto na cadeira durante todo o turno ouvindo o professor. Este último, por sua vez, perdeu muito do brilho e status de uma profissão que já foi bem mais respeitada. No entanto, exigem-lhe que eduque, dê carinho, transmita conhecimentos, saiba ouvir, avalir e compreenda. Há, ainda, questões fundamentais de respeito e cidadania a serem retomadas. Como coordenar todas essas variáveis? O presente artigo pode não dar respostas, mas traz muitas reflexões.
Downloads
References
O FUTURO é hoje. Sua escola sabe disso? Profissão Mestre, Curitiba, ano 6, n.6, p. 20-24, maio 2005.
SAYÃO, Rosely; AQUINO, Júlio Groppa. Em defesa da escola. Campinas: Papirus. 2004.
ZABALZA, Miguel. O aprendizado deve ser uma aventura compartilhada. Educação em Revista, n. 48, p. 5-6, fev./mar. 2005.
ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com pais. Rio de Janeiro: Record. 2002.
ZAGURY, Tânia. O professor precisa ser ouvido. Nova Escola, n. 192, p. 20 22, maio 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).