A literatura na construção do pensar: atividades interdisciplinares no ensino médio
Keywords:
Interdisciplinaridade. Leitura. Reflexão.Abstract
Através de um projeto interdisciplinar, que envolveu Literatura e Filosofia, buscou-se identificar nos conteúdos desses componentes curriculares uma leitura reflexiva acerca de valores, atitudes, características de indivíduos e de sociedades em tempos e espaços diferenciados, bem como a presença da Filosofia em textos literários. Os dados foram coletados no terceiro trimestre de 2008, com alunos na faixa de 14 a 16 anos, cursando o 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Marista São Francisco da cidade de Rio Grande, RS.
Downloads
References
ARETÉ Educar: o ensino de filosofia a partir da Literatura infantil. Disponível em: <http://areteeducar.blogspot. com / 2007 / 09 / o- ensino- de- filosofia - partir -da.html>. Acesso em: 02 fev. 2008.
PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL. Comissão de Educação. Projeto Pedagógico Marista. Porto Alegre, [200-]. 36 p.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em: <http://www.universodoconhecimento.com.br/artigos/os-sete-saberes-necessarios-a-educacao-do-futuro-2>. Acesso em: 25 jan 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).