Conexões literárias

construindo pontes de aprendizagens para a vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45846

Palavras-chave:

multiletramentos, TDICs, gêneros textuais, empreendedorismo, projeto de vida

Resumo

Este relato apresenta o processo e os resultados do projeto “Conexões Literárias – Construindo Pontes de Aprendizagens para a vida”, que estimula o pensamento criativo-lógico e crítico dos estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), não somente no âmbito escolar, mas também atendendo crianças de uma instituição filantrópica de apoio à criança com Câncer, fomentando o empreendedorismo e projeto de vida. Esse projeto utilizou as tecnologias digitais de forma integrada ao conteúdo curricular, com ênfase nos gêneros textuais e educação financeira, fundamentando-se teoricamente em documentos basilares da educação brasileira e em autores que desenvolveram pesquisas das áreas de letramento, multiletramentos e das TDICs.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Cavalcanti Silva Pereira, Colégio Marista de Natal, Natal, RN, Brasil.

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco (UCB), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), CE, Brasil. Professora do 4º ano dos Anos Iniciais do Colégio Marista de Natal e Coordenadora Pedagógica da rede pública de Natal, na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, em Natal, RN, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARMELINO, Ana Cristina. Humor, multimodalidade e hibridismo: elementos característicos do gênero guia. Intersecções, Jundiaí, ano 6, n. 2, p. 68-88, nov. 2013.

FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. 1. ed. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

FONSECA, Vitor da. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Vozes; 2008.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Multiletramento engajado na prática do bem viver. Linguagem em discurso, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 125-145, 2022. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-220109-8421. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/KmYMbTKgh4MLvKvqMBMCQRk/?lang=pt#. Acesso em: 21 mar. 2024.

LIGOCKI, Carolina Simões Lopes. LUNES, Silvana Maria Silva. Programa Oficina das finanças na escola. São Paulo: FTD; 2021.

FRANCISCO, Antônio; CASTRO, José. Meu amigo paladar. Natal: Comunique, 2016.

GUIMARÃES, Glaucia; CORRÊA, Ligia Karam de Magalhães; BARRETO, Raquel Goulart. Textos Multimidiáticos na Escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br. Acesso em: 21 mar. 2024.

ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

União Marista do Brasil. Matrizes Curriculares de educação básica do Brasil Marista: linguagens, códigos e suas tecnologias. Organizador: União Marista do Brasil. Curitiba: Pucpress, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Cavalcanti Silva Pereira, P. (2024). Conexões literárias: construindo pontes de aprendizagens para a vida. Caderno Marista De Educação, 15(1), e45846. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45846

Edição

Seção

Relatos de Experiência