Calor ou temperatura? Uso de personagens da cultura geek para contextualização de fenômenos físicos/biológicos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40776Palavras-chave:
Gameficação, Interdisciplinaridade, Juventudes, Ensino de ciênciasResumo
A presente pesquisa buscou proporcionar a aprendizagem de conceitos básicos ligados a termorregulação, através do uso de personagens da cultura geek, a fim de tornar o conteúdo mais empático e próximo do cotidiano dos estudantes. Para tanto objetivou-se contextualizar fenômenos físicos e biológicos em duas turmas da primeira série do ensino médio por meio do uso de personagens da cultura geek em uma plataforma de gameficação. Para tanto, foi ministrada, de forma integrada entre os professores de física e biologia, umaaula síncrona através do Microsoft Teams, em que foram contextualizados os fenômenos físicos ligados à termorregulação. Com a finalidade de aproximar e aumentar o interesse dos estudantes, foi montado um painel interativo com personagens de animações, HQs e animes relacionados ao fogo e ao gelo. Cada personagem remetia a uma afirmação usada no dia a dia. Os estudantes deveriam justificar se a afirmação era verdadeira ou falsa na perspectiva da física. Com uso desse recurso, foi possível observar a maior participação e empolgação dos estudantes, assim como uma maior assimilação dos conceitos trabalhados.
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