Olhares sobre a gestão escolar

Dimensões da atuação da liderança

Autores

  • Marisa Albertina Crivelaro da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Lidiane Ramirez de Amorim Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Gestão, Liderança, Educação

Resumo

O presente estudo busca, por meio de pesquisa bibliográfica, refletir sobre o desafio do gestor escolar de desenvolver uma liderança motivadora em um contexto de sistemáticas mudanças e discutir sobre o seu papel na função de gerir pessoas e processos em organizações educacionais neste novo século. Partindo do ideário dos autores consultados, foi possível identificar características de um perfil de liderança capaz de empreender estratégias importantes de mobilização das pessoas para atuarem com eficiência na condução dos processos e serviços e na gestão das pessoas. O artigo destaca o papel relevante do gestor na direção de pessoas e processos, na mediação de conflitos, nos processos comunicacionais e na dimensão de sua atuação pedagógica. Desenvolvendo esse perfil, é possível ser capaz de impulsar as mudanças e inovações necessárias para conquistar a sustentabilidade e a perenidade da instituição na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Albertina Crivelaro da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e diretora do Colégio Marista Sant’Ana.

Lidiane Ramirez de Amorim, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS Professora Titaular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

ACÚRCIO, Marina Rodrigues Borges (Coord.); ANDRADE, Rosamaria Calaes de. (Org.). O empreendedorismo na escola. Coleção Escola em Ação. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Rede Pitágoras, 2005.

AMORIM, Lidiane; FLORCZAK, Rosângela (Orgs.). A comunicação nas organizações educacionais. Porto Alegre: CMC, 2011. Contribuições do ECOM (Encontro de Comunicação Marista).

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

BRANDEN, Nathaniel. Autoestima e os seus seis pilares. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

BRASIL. Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <ftp://ftp.fnde.gov.br/web/fundescola/publicacoes_manuais_tecnicos/pde_escola.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2017.

CHANLAT, Jean-François. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

ERVILHA, Antônio de Jesus Limão. Liderando equipes para otimizar resultados. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis: Vozes, 2010.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano: Difusão, 2008.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.

MOSCOVICI, Fela. Equipes que dão certo: a multiplicação do talento humano. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Crivelaro da Silva, M. A., & Ramirez de Amorim, L. (2018). Olhares sobre a gestão escolar: Dimensões da atuação da liderança. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40268. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40268

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)