Board games

A gamificação e a interdisciplinaridade na construção de uma educação significativa

Autores

Palavras-chave:

Board games., Sequência didática, interdisciplinaridade, gameficação

Resumo

A adolescência é um processo doloroso, no qual o indivíduo passa por mudanças corporais, comportamentais e sociais. Considerando essas transformações, frequentemente professores encontram um público desmotivado com as rotinas escolares e ávido por inovações. Buscando suprir as necessidades desses estudantes construiu-se a sequência didática Board Games: uma abordagem interdisciplinar. Alicerçados nas teorias sobre gameficação e educação, os professores do ensino fundamental anos finais do Colégio Marista Assunção desenvolveram propostas pedagógicas interdisciplinares com os estudantes de 7º ano. A partir dos board games, as turmas iniciaram o estudo de diversos conteúdos nucleares a fim de desenvolver habilidades e competências das quatro áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Joicy Carvalho dos Santos, Colégio Marista Assunção, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil;
professora do Colégio Marista Assunção em Porto Alegre, RS, Brasil; educadora maker do AuLab – Assessoria
Pedagógica em Porto Alegre, RS, Brasil.

Camila Marchiori Sena, Colégio Marista Assunção, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora do Colégio Marista Assunção em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Carvalho dos Santos, J., & Marchiori Sena, C. (2020). Board games: A gamificação e a interdisciplinaridade na construção de uma educação significativa. Caderno Marista De Educação, 11(2), e39275. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39275

Edição

Seção

Relatos de Experiência