A potência dos grupos na escola

Espaço de encontros e transformações

Autores

Palavras-chave:

grupos, juventudes, escola, protagonismo, projeto de vida

Resumo

O presente relato de experiência busca refletir sobre a potência do trabalho com diferentes grupos na escola, apresentando um breve relato do histórico e funcionamento de quatro grupos de jovens: Pastoral Juvenil Marista, Voluntariado, Grêmio Estudantil e Clube de Relações Internacionais. As práticas, envolvem estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, no Colégio Marista Graças, em Viamão- RS, e expressam a pluralidade dessas juventudes.  Percebe-se que o vínculo entre os membros do grupo e o ambiente seguro em que estão inseridos permitem que os jovens experimentem novos olhares, e, com isso, novas formas de relação, levando estes aprendizados para outros espaços, como família, amigos e escola, transformando-se a si mesmos e os contexto onde vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ralph Schibelbein, Colégio Marista Graças, Viamão, RS, Brasil.

Mestre em Educação (UDE), em Montevidéu, Uruguai; mestrando em Direitos Humanos (UnirRitter), em Porto Alegre, RS, Brasil; e professor no colégio Marista Graças.

Konstans Franco Steffen, Colégio Marista Graças, Viamão, RS, Brasil

Mestre em educação (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Psicologia Escolar e Educacional (CFP), Brasil; e orientadora educacional no colégio Marista Graças.

Katia Teresinha Machado da Rocha, Colégio Marista Graças, Viamão, RS, Brasil.

Especialista em Orientação Educacional (FAFINC), em Viamão, RS, Brasil; pastoralista no colégio Marista Graças.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

DAYRELL, Juarez. A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998.

FREIRE, Madalena. O que é um grupo. [S. l.; s. n.], 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Matriz de Referência ENEM. Brasília: MEC, 2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.19 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2011.

ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948.

REDE MARISTA. Programa voluntariado. 2. ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2016.

REDE MARISTA. Serviço de Pastoral: identidade, metodologia e compromissos. 1. ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2018.

REDE MARISTA. Posicionamento Juventudes: Nosso jeito de compreender e atuar junto aos jovens contemporâneos. 1. ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2018.

REDE MARISTA. Posicionamento Projeto de vida: A construção da integralidade da pessoa. 1. ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2018.

REDE MARISTA. Diretrizes Nacionais da Pastoral Juvenil Marista: Secretariado Interprovincial Marista. São Paulo: FTD, 2006.

RALPH. Seja um Voluntario. Zero Hora, Porto Alegre, 2018.

SEIXAS, Raul. Carpinteiro do Universo. São Paulo: Gravadora WeA, 1989. SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T.T. (org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 14ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 73-102.

UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO, 1998.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Schibelbein, R., Franco Steffen, K., & Machado da Rocha, K. T. (2020). A potência dos grupos na escola: Espaço de encontros e transformações. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37958. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37958

Edição

Seção

Relatos de Experiência