O papel do coordenador pedagógico na escola

A formação em contexto e a busca por uma epistemologia da prática

Autores

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Professoralidade, Formação em contexto, Epistemologia da prática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir para uma leitura crítica e criteriosa que auxilie na construção de uma identidade do coordenador pedagógico como capaz de promover, na escola, de forma efetiva, ambientes e espaços de reflexão que auxiliem os educadores a construírem sua professoralidade, se reconhecendo como sujeitos reflexivos. Além disso, busca auxiliar na promoção de uma maior e melhor interação entre o coordenador pedagógico e os professores, visando ao exercício reflexivo da prática pedagógica num processo de construção contínua e qualificada de uma epistemologia da prática a ser exercida pelos diferentes profissionais que atuam com a Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Zaltron de Oliveira Casagranda, Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição (SOME), Passo Fundo, RS, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); coordenadora pedagógica no Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição, em Passo Fundo, RS, Brasil.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: PORTO, 1996.

CHARLIER, Évelyne. Formar professores profissionais para uma formação contínua articulada à prática. In: PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe; ALTET, Marguerit e CHARLIER, Évelyne. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2001. p. 85-102.

DELORS, Jacques (org.). Educação: um tesouro a descobrir. UNESCO. São Paulo: Cortez, 1996.

FONSECA, Lúcia Lima da. A escuta em Equipe da Escola: um estudo sobre linguagem e produção de professoralidade. Porto Alegre: 2011. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GOMES, Regina Gabriela. Concepções, princípios, práticas e reflexões de coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Educação Infantil de Novo Hamburgo. Porto Alegre, 2011.Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. (org.). Em busca da pedagogia da Infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LIMA, Elma Corrêa de. Um olhar histórico sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 9.º ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 69-80.

LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MEDIANO, Zélia D. O professor e o supervisor ante a avaliação da aprendizagem. Série Idéias, São Paulo, p.81 93, 1990.

MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão Escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.

MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, v. 95, n. 241, p. 609-635, dez. 2014, https://doi.org/10.1590/S2176-6681/302712683

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto, 2009. p. 221-284.

PEREIRA, Marcos Vilela. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. Tese (doutorado em supervisão e currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1996.

PINAZZA, Monica Appezzato. Desenvolvimento profissional em contexto: estudo de condições de formação e mudança. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida e OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. (org.). Em busca da pedagogia da Infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 54-84.

SAVIANI, Demerval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 6ªed. São Paulo: Cortez, 2007.

URBAN, L. Supervisão educacional: sim ou não? Revista de Educação da AEC (57). Brasília: AEC, 1985.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico. SP, São Paulo: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Casagranda, G. Z. de O. (2020). O papel do coordenador pedagógico na escola: A formação em contexto e a busca por uma epistemologia da prática. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37950. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37950

Edição

Seção

Artigos