Trajetória conceitual do currículo da Educação Infantil Marista

Concepções que orientam as práticas docentes

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Educação Infantil, Rede Marista

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de currículo presentes nos documentos da Rede Marista correspondentes à etapa da Educação Infantil compreendendo sua trajetória de modificações e estabelecendo uma linha do tempo a partir destas mudanças. Os documentos selecionados para esta pesquisa são o Projeto Educativo da Educação Infantil (ca. 2000), o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), as Diretrizes da Educação Infantil (2015) e a Matriz Curricular da Educação Infantil para o Brasil Marista (2019). A discussão proposta neste estudo baseou-se em concepções de currículo abordadas por Arroyo (2013), Oliveira (2003), Silva (2000), Lopes (1993) e Oliveira (2010), a partir da qual pode-se constatar que a proposta curricular da Rede Marista vem numa constante de modificações e reestruturações apoiadas em documentos legais brasileiros e, especialmente, no cotidiano das relações estabelecidas no ambiente escolar. Desta forma, concebe-se que o currículo da educação marista se constitui a partir da busca insistente pela atualização e compreensão das particularidades de uma educação contemporânea sem se perder a essência de sua missão evangelizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Scatolin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional de Educação (PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS; professora no Ensino Fundamental no Colégio Marista Medianeira em Erechim, RS.

Janaina Hoffmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional de Educação (PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS; professora na Educação Infantil no Colégio Marista Medianeira em Erechim, RS.

Referências

ARROYO, Miguel. Currículo: territórios em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

LOPES, Alice. Reflexões sobre currículo: as relações entre senso comum, saber popular e saber escolar. Em Aberto, Brasília, v. 12, n. 58, 1993, p. 14-23. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/2197/1936>. Acesso em: 9 nov. 2019.

MENTGES, Manuir José; TROIS, Loide Pereira (Orgs.). Diretrizes da Educação Infantil. Porto Alegre: Centro Marista de Comunicação, 2015.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais. In: Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento. Belo Horizonte, nov. 2010. Disponível em:

< http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7153-2-1-curriculo-educacao-infantil-zilma-moraes/file>. Acesso em: 5 nov. 2019.

DA SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In:______ (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 73-102. Disponível em: <http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/a_producao_social_da.htm>. Acesso em: 9 nov. 2019.

UNESCO. Declaração Universal dos Direitos da Criança. Nova Iorque: ONU, 1959. Disponível em: <https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Docs_referencia/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2019.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matriz curricular da Educação Infantil para o Brasil Marista. Brasília: UMBRASIL, 2019.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Scatolin, P., & Hoffmann, J. (2020). Trajetória conceitual do currículo da Educação Infantil Marista: Concepções que orientam as práticas docentes. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37895. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37895

Edição

Seção

Artigos