Trajetória conceitual do currículo da Educação Infantil Marista
Concepções que orientam as práticas docentes
Palavras-chave:
Currículo, Educação Infantil, Rede MaristaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de currículo presentes nos documentos da Rede Marista correspondentes à etapa da Educação Infantil compreendendo sua trajetória de modificações e estabelecendo uma linha do tempo a partir destas mudanças. Os documentos selecionados para esta pesquisa são o Projeto Educativo da Educação Infantil (ca. 2000), o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), as Diretrizes da Educação Infantil (2015) e a Matriz Curricular da Educação Infantil para o Brasil Marista (2019). A discussão proposta neste estudo baseou-se em concepções de currículo abordadas por Arroyo (2013), Oliveira (2003), Silva (2000), Lopes (1993) e Oliveira (2010), a partir da qual pode-se constatar que a proposta curricular da Rede Marista vem numa constante de modificações e reestruturações apoiadas em documentos legais brasileiros e, especialmente, no cotidiano das relações estabelecidas no ambiente escolar. Desta forma, concebe-se que o currículo da educação marista se constitui a partir da busca insistente pela atualização e compreensão das particularidades de uma educação contemporânea sem se perder a essência de sua missão evangelizadora.
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