Leitura na cibercultura

Projeto Booktubers no incentivo à leitura nos anos finais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Booktubers, Cibercultura, Biblioteca escolar

Resumo

Tendo em vista o papel importante que desempenha a biblioteca escolar no incentivo à leitura e na formação de leitores, este trabalho visa relatar uma experiência bem-sucedida de projeto com os anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede particular no interior do Rio Grande do Sul. São apresentados como referenciais teóricos os conceitos de cibercultura (LEVY, 1999) e hipertexto (LAJOLO; ZILBERMAN, 2009), além de levar em consideração a leitura como um processo de atribuição de sentidos e de diálogo entre a historicidade do texto e do próprio leitor (ORLANDI, 1996). O projeto Booktubers, desenvolvido no segundo semestre de 2019, teve o intuito de aproximar a leitura e a literatura dos estudantes, utilizando um ambiente digital, que faz parte de suas práticas diárias. O projeto teve como produtos finais quatro vídeos protagonizados por estudantes de 6.º a 9.º ano, publicados no YouTube e nas redes sociais do colégio, os quais têm mais de 900 visualizações na plataforma de vídeos. A partir do desenvolvimento do trabalho, concluímos que é possível utilizar as novas tecnologias para o incentivo à leitura, tornando-as aliadas, além de que a biblioteca escolar atua como espaço privilegiado para o apoio pedagógico e contribui para a formação de leitores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Marostica Finatto, Colégio Marista Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; assistente de Biblioteca no Colégio Marista Santa Maria, em Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2013.

DANTAS, Goimar. A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_a_importancia_do_ato_de_ler.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Das tábuas da lei à tela do computador: a leitura em seus discursos. São Paulo: Ática, 2009.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1996.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2012.

SILVA, Renata Prado Alves. Booktube: livros e leitura em vlogs no Youtube. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1079-1.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Marostica Finatto, M. (2020). Leitura na cibercultura: Projeto Booktubers no incentivo à leitura nos anos finais do ensino fundamental. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37891. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37891

Edição

Seção

Relatos de Experiência