Vivências e mudanças na avaliação

Prova por área do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Prova por área do conhecimento, Implementação

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a implementação de uma mudança de processo avaliativo em um colégio particular da cidade de Novo Hamburgo (RS): a prova por área do conhecimento. A avaliação é tema de muitos debates e análises críticas na educação contemporânea, principalmente, através das pesquisas de Philippe Perrenoud e José Gimeno Sacristán. Os processos metodológicos desta pesquisa se configuram a partir de entrevistas semiestruturadas e observações das reuniões de planejamento dos professores, tensionando como a prática docente dos professores da área de ciências humanas se constituiu no processo de implementação da mudança do processo avaliativo, a partir da construção de uma teia do conhecimento, da sequência didática e da prova de área. Esse movimento apresentou uma significativa aproximação entre a prática docente, instigando os professores a reconfigurarem sua prática, até então individual, para um olhar coletivo e de parceria com os colegas da área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Reinaldo Cipriani Manfroi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Osóro, RS, Brasil.

Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo, RS, Brasil; Mestrando do PPG de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Osório, RS, Brasil; coordenador pedagógico do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Referências

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Rio de Janeiro: O Globo, 2003.

CARDOSO, Shirley. Avaliação por áreas: desafios além dos métodos. In: Vivências curriculares em tempo de mudança. Porto Alegre: CMC, 2016.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador 1: Um estudo dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ESCOLANO, Agustin Benito. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2005.

HARTMAN, Hope J. Como Ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Porto Alegre: AMGH, 2015.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2000.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999a.

PERRENOUD, P. A avaliação entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999b.

PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SACRISTÁN, José Gimeno; GOMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 1998.

SACRISTÁN, José Gimeno; GOMEZ, A. I. Pérez. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2008.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL, UMBRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista. Brasília: UMBRASIL, 2010.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL, UMBRASIL. Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista. Curitiba: PUCPRESS, 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Manfroi, P. R. C. (2020). Vivências e mudanças na avaliação: Prova por área do conhecimento. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37636. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37636

Edição

Seção

Artigos