Vivências e mudanças na avaliação
Prova por área do conhecimento
Palavras-chave:
Avaliação, Prova por área do conhecimento, ImplementaçãoResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a implementação de uma mudança de processo avaliativo em um colégio particular da cidade de Novo Hamburgo (RS): a prova por área do conhecimento. A avaliação é tema de muitos debates e análises críticas na educação contemporânea, principalmente, através das pesquisas de Philippe Perrenoud e José Gimeno Sacristán. Os processos metodológicos desta pesquisa se configuram a partir de entrevistas semiestruturadas e observações das reuniões de planejamento dos professores, tensionando como a prática docente dos professores da área de ciências humanas se constituiu no processo de implementação da mudança do processo avaliativo, a partir da construção de uma teia do conhecimento, da sequência didática e da prova de área. Esse movimento apresentou uma significativa aproximação entre a prática docente, instigando os professores a reconfigurarem sua prática, até então individual, para um olhar coletivo e de parceria com os colegas da área do conhecimento.
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