A construção da autoestima no ambiente escolar: o papel do gestor

Autores

  • Marisa Crivelaro da Silva Colégio Marista Sant'Ana, Uruguaiana, RS

Palavras-chave:

Autoestima. Relações interpessoais. Liderança.

Resumo

Toda organização escolar e seus processos são geridos por pessoas, e é inegável o fato de que o estado de ânimo, o nível de entusiasmo e de motivação dessas pessoas exerce uma espécie de contágio coletivo. Energias boas geram produtividade. Desânimo, desinteresse, desmotivação e uma baixa autoestima geram rotina mórbida, repetição inoperante, autodesculpa, mediocridade e afetam, negativamente, o desempenho no trabalho. A busca constante de um bom clima organizacional e do cultivo da autoestima dos colaboradores figura entre uma das mais importantes responsabilidades de um gestor escolar, pois sabe se que as pessoas são influenciáveis, deixam-se sugestionar facilmente quando expostas ao mau humor, às energias negativas de outros. É preciso que se esteja atento para que esses sentimentos não minem a força de trabalho numa organização escolar. Este artigo tem o propósito de contribuir com reflexões sobre o papel do gestor na construção da autoestima dentro do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Crivelaro da Silva, Colégio Marista Sant'Ana, Uruguaiana, RS

Graduada em Letras. Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. MBA em Gestão Educacional. Mestre em Educação. Vice- Diretora do Colégio Marista Sant'Ana, Uruguaiana, RS. Professora adjunta e coordenadora do curso de Pedagogia da PUCRS, Campus Uruguaiana.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre o Século XXI. Lisboa: Asa, 1996.

EDNIR, Madza et. al. Mestres da Mudança: liderar escolas com a cabeça e o coração: um guia para gestores escolares. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MACKAY, Ian. Como ouvir pessoas. São Paulo: Nobel, 2000.

MAXWELL, John.C. As 21 qualidades indispensáveis de um líder. São Paulo: Mundo Cristão, 2000.

MEIRIEU, Phelippe. Carta a um professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.

NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. São Paulo: Lazuli, 2004.

OLIVEIRA, Milton. Energia emocional: base para gerência eficaz. São Paulo: Makron Books, 1997.

SALOMÉ, Jaques. Felizes os que se comunicam: para ousar falar e ser ouvido. São Paulo: Paulinas, 2000.

SILVEIRA, Nara Liane Ávila Prieto; BASTIAS, Ana Del Carmem Perez. Desafios e Oportunidades: o verdadeiro papel do líder. 2 ed. Porto Alegre: SEBRAE, 2004.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

da Silva, M. C. (2010). A construção da autoestima no ambiente escolar: o papel do gestor. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36957

Edição

Seção

Artigos