TYPES OF HEGEMONIC CRISIS AND THE QUESTION OF THE EMERGENCE OF AUTHORITARIAN REGIMES IN THE SOUTH OF LATIN AMERICA
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1983.1-2.36353Resumo
Neste trabalho, o autor esboça um esquema teórico de sua pesquisa sobre o processo de deteriorização e colapso do sistema político uruguaio no contexto de emergência de outros regimes autoritários, no sul da América Latina. Com est objetivo: a) Estuda as análises econômicas de emergência daqueles regimes. b) Salienta a importância de distinguir entre condições de emergência dos regimes e sua subseqüente evolução. c) Propõe o conceito de hegemonia como o mais útil para análises das condições de emergência daqueles regimes. d) Introduz e discute o conceito de heqernonla e crise hegemônica. e) Relata modelos de hegemonia e de crises hegemônicas. MMB
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1983 Francisco Panizza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.