PALEO-PAISAGENS E POVOAMENTO PRÉ-HISTÓRICO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1982.2.36178Resumo
Apresentação sintética e global das características geográficas gerais do Pleistoceno e do Holoceno do Rio Grande do Sul, a partir do término da última glaciação, englobando as transformações de longa duração: climáticas, florísticas e faunísticas. A reconstituição dos pelo-ambientes não é apenas importante para o estabelecimento de quadros geo-cronológicos ou para a análise estratigráfica, mas serve de apoio imprescindível para a interpreação dos contextos pré-históricos e para o estudo das correlações entre os grupos de caçadores-coletores e de horticultores com as particularidades de seus nichos ecológicos. O conhecimento das condições de desenvolvimento sócio-cultural destes grupos pré-históricos, bem como o das transformações graduais do meio ambiente, são elementos complementares fundamentais para a compreensão objetiva do povoamento inicial do Rio Grande do Sul e áreas vizinhas. AAK
Downloads
Referências
--
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1982 Arno Alavarez Kern
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.