A formação da primeira rede de vilas no Rio Grande de São Pedro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1980.2.30622Resumo
Este estudo focaliza, inicialmente, a gênese das povoações e a implantação de vilas, dentro de uma perspectiva geral brasileira e rio-grandense. Tendo em vista a necessidade e a conveniência de uma divisão administrativa do até então unitário Continente de São Pedro no inicio dos anos 1800, buscou-se estabelecer as variáveis e verificar os trâmites desta imposição. destacando-se o período 1803-1809 como o da fase decisiva.
Finalmente, tratou-se de verificar as condições e possibilidades das freguesias escolhidas para formarem a primeira rede de vilas do RioGrande do Sul, essencialmente sustentadas em documentação paleográfica.
Eis que Rio Grande, Porto Alegre, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha, a partir da Provisão de 7 de outubro de 1809, se alinham como os quatro primeiros municípios do estado mais meridional do Brasil, dos quais se formaram 232 municípios até 1980.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1980 Vera Lucia Maciel Barroso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.