A PRODUÇÃO ARTÍSTICA NO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL E NO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1984.1.30535Palavras-chave:
---Resumo
O artigo analisa a produção artística dos períodos citados, partindo da premissa de que a arte é uma das modalidades do trabalho social e, como tal, pode vir a ser um agente transformador da sociedade. Salienta que existiram diferentes formas de “dirigismo artístico”, fenômeno característico de um país dominado, e a imposição rígida de sistemas formais importados, que serviam aos interesses dos grupos dominantes. Demonstra a existência de processos de recuperação e mesmo de subversão desses sistemas formais, apesar das imposições, criando especificidades na produção artística dos dois períodos.Downloads
Referências
---
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1984 Icleia Maria Borsa Cattani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.