HISTÓRIA: A POLISSEMIA DE UMA PALAVRA:
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1984.1.30532Palavras-chave:
---Resumo
O artigo aborda, inicialmente, de forma sucinta, diversos paradigmas da prática historiográfica, desde os gregos até um passado mais recente. Passa, depois, a concentrar-se na análise dos dois paradigmas atualmente dominantes: a “história-narração” e a “história-problema”. Por fim, há uma apreciação crítica destes dois paradigmas, sugerindo-se que, do debate entre ambos, podem resultar benefícios para a pesquisa histórica contemporânea.Downloads
Referências
---
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1984 Guilherme Pereira das Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.