Propostas e lutas pela educação feminina: entre mães e operárias

Autores

  • Maria Izilda Santos de Matos Universidade de São Paulo, Université Lumiere Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2016.1.22050

Palavras-chave:

educação feminina, mulher, Ernestina Lesina, emancipação feminina, operárias

Resumo

O artigo discute propostas em torno da educação feminina, observando como esta questão foi considerada estratégica para o aperfeiçoamento das mulheres, das famílias e das futuras gerações (finais do século XIX e início do XX). Focaliza duas perspectivas: uma primeira que envolveu projetos dirigidos para educação/ emancipação das mulheres de elites e setores médios urbanos e, outra, centrada na instrução/conscientização das operárias, particularmente, encaminhada pela professora socialista Ernestina Lesina.

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Biografia do Autor

Maria Izilda Santos de Matos, Universidade de São Paulo, Université Lumiere Lyon 2

Possui doutorado em História pela USP (1991), tem pós doutorado Université Lumiere Lyon 2/França (1997), é professora titular da PUC/SP. Participou de vários outros projetos de pesquisa, é pesquisadora 1 A do CNPq. Em 1994 recebeu o prêmio SESI-CNI de Teses Universitárias, com o trabalho Trama e Poder, em que estuda as indústrias paulistas, entre 1890-1934. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração, música, cidade, gênero, historia das mulheres e da educação. Entre suas obras destacam-se: Melodia e Sintonia: o masculino, o feminino e suas relações em Lupicínio Rodrigues. RJ, 2ª ed., Bertrand Brasil, 1999. Dolores Duran: Experiências Boêmias em Copacabana nos anos 50. RJ: Bertrand Brasil, 2.ed,2002. Por uma história das mulheres, SP, EDUSC, 2000. Meu lar é o botequim, SP, Cia Editora Nacional, 2.ed., 2002. Cotidiano e Cultura: história, cidade e trabalho, SP, EDUSC, 2.ed. 2014. Ancora de Emoções, Bauru, EDUSC, 2005. Gênero e Terceiro Setor. Ed. Catavento, 2005. A cidade, a noite e o cronista: São Paulo de Adoniran Barbosa. Bauru, EDUSC, 2008. História e Deslocamentos: os portugueses. Bauru/Porto, EDUSC/CEPESE, 2008. Portugueses: deslocamentos, experiências e cotidiano SP séculos XIX e XX. Bauru, EDUSC, 2013.

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Acesso em: 20 maio 2015.

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Publicado

2016-02-11

Como Citar

Matos, M. I. S. de. (2016). Propostas e lutas pela educação feminina: entre mães e operárias. Estudos Ibero-Americanos, 42(1), 352–371. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2016.1.22050

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