Aspectos da desordem urbana: imigrantes ibéricos e a contravenção no Rio de Janeiro republicano (1880-1930)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2015.1.20308Palavras-chave:
imigração ibérica, contravenção, Rio de Janeiro, Primeira República.Resumo
A imigração ibérica no Rio de Janeiro do período da Grande Imigração (1880-1930) ocupou lugar de destaque nas principais freguesias da cidade. Nos espaços populares e nas tensões cotidianas que faziam parte do cenário urbano, os espanhóis criaram assentamentos étnicos e concentraram-se em determinados ofícios e profissões, formando redes de solidariedade. Sua participação em atividades consideradas ilícitas, de caráter eminentemente popular, como o jogo do bicho, demonstra o entrosamento desses grupos com a sociedade carioca e a sua inserção e adaptação no cotidiano da cidade. Através de fontes históricas como os processos policiais e os processos de expulsão, esse estudo busca reconstruir algumas histórias de encontros e conflitos, apoio e repulsão, que envolveram os imigrantes ibéricos
Downloads
Referências
BRETAS, Marcos Luiz. Ordem na cidade. O exercício cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro: 1907-1930. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
BROULLON ACUÑA, Esmeralda. Transculturacion narrativa y retornos migratorios. In: GONZÁLEZ MARTÍNEZ, Elda; HERNANDO MERINO, Asunción (Eds.) De ida, vuelta y doble vuelta. Nuevas perspectivas sobre emigrantes, inmigrantes y retornados en España y América. Madrid: Ediciones Polifemo, 2012, p. 235-263.
CHAZKEL, Amy. Laws of chance clandestine. Brazil ‘s clandestine lottery and the making of urban public life. New York: Duty University Press, 2011.
EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Conquista, 1967. 5 v.
MEDEIROS, Simone. Resistência e rebeldia nas fazendas de Café de São Carlos (1880-1914). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, 2014.
MEIRA, Selena de Mattos. O papel da imprensa no jogo do bicho, Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1995.
MENEZES, Lená Medeiros de. Os Indesejáveis. Protesto, crime e expulsão na Capital Federal (1890-1930). Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
MENEZES, Lená Medeiros de. Portugueses no Rio de Janeiro: histórias, lugares e trajetórias. [Rio de Janeiro. Original digitado, no prelo para publicação, Editora Ephesus].
POPINIGIS, Fabiana. Proletários de Casaca: Trabalhadores do comércio carioca (1850-1911). São Paulo: Editora Unicamp, 2007.
RIBEIRO, Gladys Sabina. Cabras e pés de chumbo: os rolos do tempo. O antilusitanismo no Rio de Janeiro da República Velha. Dissertação (Mestrado, em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1987.
SARMIENTO, Érica. Convívio e conflito nos trópicos: portugueses e galegos no Rio de Janeiro. In: ARRUDA, Jobson; FERLINI, Vera Lúcia Amaral; MATOS, Maria Izilda Santos; SOUZA, Fernando (Coords.). De colonos a Imigrantes. I(E)migração portuguesa para o Brasil. São Paulo: Alameda, 2013, p. 119-130.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa – I. A árvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.