O Brasil de Max Leclerc
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2012.s.12457Palavras-chave:
Max Leclerc, Viajante estrangeiro, História brasileira, Identidade nacionalResumo
O jornalista e viajante francês Max Leclerc foi enviado ao Brasil, em dezembro de 1889, para escrever sobre a recém-instalada República, pelo Journal des Débats, de Paris, um dos diários mais influentes da França. A coletânea de artigos foi publicada, em 1942, pela Editora Nacional, em forma de livro, traduzido por Sérgio Milliet com o título “Cartas do Brasil”. O objetivo deste estudo, portanto, é analisar os escritos de Max Leclerc sobre a crise do Império e a instauração da República no Brasil. A análise contempla ainda suas impressões sobre a sociedade e o “caráter nacional” brasileiro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.