A revolução nos povoados do litoral do Rio da Prata
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2010.2.8763Palavras-chave:
Revolução, Povoados, Litoral do Rio da Prata, Conflitos sociaisResumo
Este artigo se propõe a analisar as características que o processo revolucionário adotou nos povoados rurais do litoral do Rio da Prata. Tem-se como objetivo: primeiro, demonstrar que as lutas de algumas cidades para constituírem-se em cabeças de entidades estatais não somente implicaram um confronto com o governo superior, se não que também as colocou diante do desafio de encontrar uma forma de representação onde tivesse lugar aos povoados e às populações rurais e resistir também suas pretensões soberanas; segundo, que as guerras neste espaço não foram somente um confronto entre bandos, mas também uma série de lutas pela adesão e ao governo desses povoados; e em terceiro lugar, que esses confrontos definiram aos antagonistas políticos perfis sociais e étnicos específicos que expressavam antigas e recentes tensões produzidas pela revo- lução.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.