Quando os escravos fugiam: província do Espírito Santo, últimas décadas da escravidão
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2003.1.24119Palavras-chave:
Historia, Esclavitud, Vida cotidianaResumo
A partir de inquéritos policiais, tratamos das fugas de escravos, de suas motivações e esperanças e das representações senhoriais associadas a essas fugas. Constatamos que não havia da parte de testemunhas que tenham visto escravos em fuga nenhuma preocupação especial em denunciar esses escravos. Concluímos que as fugas eram una estratégia dos escravos na sua luta por espaços de liberdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.