Tradição e modernidade: a imagem e a questão da representação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2005.2.1335Palavras-chave:
Modernidade, Imagem, Métodos de interpretaçãoResumo
O presente ensaio tem o fim de refletir sobre a imagem artística a partir de suas primeiras funções sociais e concepções até a modernidade, quando o artista estabeleceu a sua autonomia e tratou as questões internas à própria arte. Esta passou, assim, por um processo de mudança de paradigma, ao não se direcionar mais à representação e se tornar a expressão de idéias teóricas. É de interesse questionar os métodos de interpretação da imagem que os historiadores utilizam, bem como evidenciar na arte moderna as potencialidades para fornecer subsídios, apesar de sua simbologia mais hermética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.