O campo publicitário, a agência e a noção de aceleração do tempo: questões iniciais para pensar novos modelos e negócios na prática do mercado publicitário
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.20665Palabras clave:
campo publicitário, agências, aceleração do tempo, inovaçãoResumen
Como etapa inicial de uma pesquisa em desenvolvimento, o presente artigo objetiva traçar aspectos referenciais, que auxiliem a pensar as principais mudanças sociais, culturais e tecnológicas que potencialmente interferem na prática publicitária. Em especial, neste momento, pretende-se reconhecer o campo publicitário e suas lógicas e as agências enquanto lugar da prática publicitária como conceitos necessários. E, considerando um dos aspectos compreendidos como fundamentais da vida contemporânea, deseja-se também levantar a noção de aceleração do tempo e sua possível interferência na prática da publicidade e propaganda. O propósito é dar suporte para uma pesquisa mais ampla que visa reconhecer os novos lugares da prática de publicidade no Rio Grande do Sul e suas características, com vistas a compreender as mudanças e os novos modelos e negócios do mercado publicitário.Citas
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
CASTELLS, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2009.
IBOPE MEDIA. Investimentos Publicitários 2014. 11/03/2015. Disponível em: http://www.ibopemedia.com/investimentos-publicitario-de-2014/. Acesso em 14/mai/2015.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008, p. 62-83.
FERRARI, Flávio. Planejamento e atendimento: a arte do guerreiro. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. O império do instante e a memória. IHU On-Line. Revista do Instituto Humanitas Unisinos. Entrevista especial com José Antonio Zamora. 01/11/2009. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/27104-o-imperio-do-instante-e-a-memoria-entrevista-especial-com-jose-antonio-zamora, acessado em 4/jul/2014.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. Trad. Mário Vilela. São Paulo: Ed. Barcarolla, 2004.
LOEB, Paulo. Agências e clientes encurtam espaço entre off e on. Webinsider. 15/out/2010. Disponível em: http://webinsider.com.br/2010/10/15/agencias-e-clientes-encurtam-espaco-entre-off-e-on/#sthash.PjYBmrye.dpuf, acessado em 8/jul/2014.
LUPETTI, Marcélia. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
PEREZ, Clotilde. Estrutura Organizacional e Modelos de Gestão da Agência de
Propaganda. In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan (2008). Hiperpublicidade – atividades e tendências. São Paulo: Thomson, 2008.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 4.680/65. 18/jun/1965. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4680.htm, acesso em 9/jul/2014.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus/ABP, 1999.
SANT’ANNA, Armando; GARCIA, Luiz Fernando Dabul; ROCHA JÚNIOR, Ismael. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Sessões do Imaginário – Cinema | Cibercultura | Tecnologia da Imagem
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Imaginario implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Imaginario como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Imaginario el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Imaginario usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.