Faces platônicas do duplo no conto “Ripuária”
Palavras-chave:
Androginia, Duplo, João Guimarães Rosa, Mito da caverna, PlatãoResumo
Este estudo objetiva analisar o tema do duplo, sob uma perspectiva platônica, em “Ripuária”, conto publicado no volume Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967), de João Guimarães Rosa (1908-1967). A análise procurará evidenciar, no citado texto, a construção do amor a partir da ideia de androginia, presente em O banquete, bem como a ideia de prisão versus desejo de libertação, presente no mito da caverna, relatado no livro VII de A república.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.