A fotografia e seus significados em O pintor de retratos de Luiz Antonio de Assis Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.42047

Palavras-chave:

O pintor de retratos, Luiz Antonio de Assis Brasil, Fotografia

Resumo

O presente artigo investiga alguns aspectos da fotografia e da arte fotográfica enquanto articuladoras de sentidos no romance O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil, e cogita de como o comentário sobre a evolução das técnicas fotográficas e da postura do personagem frente à fotografia espelha também, de forma metaficcional, a transição do romance, seja enquanto gênero, seja dentro da obra literária de seu autor. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica relativa a estudos da fotografia enquanto objeto e meio de expressão, especialmente Roland Barthes (1984), Natalia Brizuela (2014), Susan Sontag (2004) e François Brunet (2009), e também estudos específicos sobre esse romance, principalmente Carlos Reis (2001), Aurora Gedra Ruiz Alvarez (2011) e Nubia Jacques Hanciau (2006), além de entrevistas do autor. Conclui-se que o estatuto artístico da fotografia se entrelaça com a jornada do protagonista Sandro Lanari em busca de afirmação artística e autoral e que o texto promove mais de uma sobreposição dos temas da passagem do tempo, da mortalidade e da arte do retrato; e o texto expressa o percurso de uma profunda transição (cronológica, artística, pessoal), espelhando a eventual intersecção entre literatura e fotografia em um atravessar de fronteiras similar àquele literal e figurativamente presente em O pintor de retratos

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Biografia do Autor

Renata Fonseca Wolff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Letras – Escrita Criativa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Doutoranda em Letras – Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. 

Referências

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

Wolff, R. F. (2022). A fotografia e seus significados em O pintor de retratos de Luiz Antonio de Assis Brasil. Letras De Hoje, 57(1), e42047. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.42047

Edição

Seção

Seção Livre