Narrativas autobiográficas e escrita acadêmica
Um olhar para o autorrevelar-se em textos monográficos do curso de Pedagogia/Educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40610Palavras-chave:
Escrita Acadêmica, Narrativas Autobiográficas, Auto-Objetificação, Excedente de Visão, AutoriaResumo
O presente artigo teve por objetivo compreender, através da análise da seleção de experiências e das escolhas quanto aos modos de narrar, como estudantes e educadoras graduadas no curso de Pedagogia/Educação se inscrevem enquanto autoras de seus textos autobiográficos e mobilizam estratégias de distanciamento e auto-objetificação. Para tanto, após abordagem teórica acerca de temas como autoria, consciência individual, excedente de visão e auto objetivificação, na análise, foram discutidos enunciados de três trabalhos acadêmicos de universidades de Porto Alegre/RS e Região Metropolitana publicados no segundo semestre de 2020. Nossa proposta buscou dialogar, principalmente, com os textos Por uma metodologia das Ciências Humanas (BAKHTIN, 2017) e Para uma filosofia do ato responsável (BAKHTIN, 2010). Como resultado de nossa investigação, destacam-se estratégias como a escolha lexical (metaforização, emprego de adjetivos) para semiotização e valoração dos eventos narrados; o emprego de primeira pessoa e o diálogo aberto como formas de instanciar a ética e a responsabilidade pelos posicionamentos assumidos, bem como materializar previsões quanto ao auditório social dos textos produzidos; e a construção de um projeto de texto no qual os agentes partícipes dos atos recuperados são categorizados e suas ações são reacentuadas em diálogo com outras narrativas. A reflexão aqui proposta justifica-se pela importância de se dar visibilidade aos discursos contemporâneos enunciados pelos sujeitos que constituem a Educação Básica e às valorações produzidas quanto à sua identidade e ao escopo de sua atuação profissional, buscando, em um compromisso ativo e ético, lançar um olhar atento, exotópico e empático aos educadores, principalmente aqueles que se encontram em uma etapa inicial de sua formação docente.
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