Leitura como um subsistema adaptativo complexo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32533Palavras-chave:
Leitura. Sistemas complexos. Compreensão leitora.Resumo
Neste artigo a leitura é considerada como uma atividade cognitiva complexa com características de um subsistema que faz parte de um sistema dinâmico maior denominado linguagem. Nessa perspectiva, a leitura é vista como emergência complexa resultante da atuação de diversos fatores situados, tais como, intra e intersubjetivos, psicológicos, corpóreos, ecológicos, históricos, socioculturais, dentre outros, que interagem no fluxo do processo de compreensão leitora e construção de sentido. Apresentamos, assim, uma visão da leitura focalizando os conceitos e características da Teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC), qual seja, os conceitos de sistema, subsistema, atratores, gatilhos e espaços-fase, procurando correlacioná-los ao processo de compreensão leitora. Detemo-nos, principalmente, em demonstrar os aspectos da leitura que o torna um subsistema adaptativo complexo e o fluxo dos atratores que direcionam as pistas textuais para determinado estado de preferência do sistema – estados-fase.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Antenor Teixeira. Categorização como sistema adaptativo complexo. Fortaleza: Máquina de Ler, 2016.
ALMEIDA JÚNIOR, Antenor Teixeira; PELOSI, Ana Cristina. A categorização como Sistema Adaptativo Complexo no processamento da leitura: fluxo dos atratores no mundo bíblico. Antares Letras e Humanidades, Caxias do Sul, v. 10, n. 20, p. 5-17, maio/ago. 2018. https://doi.org/10.18226/19844921.v10.n20.01
BECKNER, Clay; ELLIS, Nick; BYBEE, Joan; CHRISTIANSEN, Morten; LARSEN-FREEMAN, Diane et al. Language is a complex Adaptative System: position papper. Language Learning, n. 59, Suppl. 1, p. 1-26, Dec. 2009. https://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2009.00533.x
BERTALANFFY, Ludwig. Teoria geral dos sistemas. 5. ed. São Paulo: Vozes, 2006.
CAPRA, Frank.; LUIGI LUISI, Pier. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.
DUQUE, Paulo Henrique. A emergência do comportamento linguístico. Revel, Nova Hamburgo, v. 14, n. 27, p. 151-172, 2016.
FLÔRES, Onici Claro. Leitura e consciência lingüística. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 53, n. 1, p. 149-157, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28535
FRANCO, Claudio de Paiva. Por uma abordagem complexa de leitura. In: TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; BECHER, Silvia Beatriz Alexandra; FRANCO, Claudio de Paiva (org). Ensino de leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de
Letras da UFRJ, 2011. p. 26-48.
HOLLAND, John Henry. El orden oculto de cómo la adaptación crea la complejidad. México: FCE, 2004.
JOHNSON, Neil. Simply complexity: a clear guide to Complexity Theory. Oxford: OneWorld, 2007.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça; CUNHA-LIMA, Maria Luiza. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (org). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 251-300.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, Oxford, v. 18, n. 2, p. 141-165, 1997. https://doi.org/10.1093/applin/18.2.141
LARSEN-FREEMAN, Diane; CAMERON, Leanne. Complex Systems and Applied Linguistics. 4. ed. New York: Oxford, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
NASCIMENTO, Milton do. Lingua(gem) como um sistema complexo: interfases e interfaces. In: PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira; NASCIMENTO, Milton do (org). Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009. p. 61-72.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Facebook: um estado atrator na internet. In: ARAUJO, Júlio; LEFFA, Vilson (org). Redes Sociais e ensino de língua o que temos de aprender. São Paulo: Parábola, 2016. p. 65-80.
RZEVSKI, George. Self-organization versus control in complex social systems. [Keynote Paper]. In: CONFERENCE ON COMPLEX SYSTEMS: CONTROL AND MODELLING PROBLEMS, INTERNATIONAL CONFERENCE IN
SAMARA: RUSSIAN ACADEMY OF SCIENCES, 15., June 2011, Samara. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2011. p. 3-9.
VALENÇA, Antonio Carlos (org). Aprendizagem organizacional 123 aplicações práticas de arquétipos sistêmicos. São Paulo: Senac, 2011.
VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A Mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. São Paulo: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.