Consciência linguística no Ensino Fundamental: um estudo com foco no uso de estratégias de leitura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32532Palavras-chave:
Consciência linguística. Estratégias de leitura. Materiais de leitura. 9º ano.Resumo
Neste artigo é apresentado um estudo, fundamentado na Psicolinguística, que examinou a contribuição de materiais de leitura com foco na consciência linguística e no uso de estratégias de leitura (predição, scanning e leitura detalhada) para alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa envolveu a produção de materiais, o desenvolvimento de oficinas de leitura e a aplicação de pré e pós-teste. Participaram do estudo 59 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados indicaram diferenças significativas entre o pré e o pósteste no uso e na consciência linguística no uso das estratégias de leitura, comprovando os benefícios do material de leitura para alunos do Ensino Fundamental e recomendando no ambiente escolar o uso de materiais com características semelhantes às desenvolvidas neste estudo.
Downloads
Referências
BARRERA, Sylvia Domingos. Papel facilitador das habilidades metalinguísticas na aprendizagem da linguagem escrita. In: MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições de pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 65-90.
BARRERA, Sylvia Domingos. Papel facilitador das habilidades metalinguísticas na aprendizagem da linguagem escrita. In: MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições de pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 65-90.
BOEFF, Rafaella. Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tania Mara; JOU, Graciela Inchausti de.; SALLES, Jerusa Fumagalli. Metacognição e funções executivas: relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, n. 29, v. 1, p. 21-29, 2013. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100004
GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. Lisboa: ASA, 2000.
GOMBERT, Jean Émile. Metalinguistic development. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
GOODMAN, Keneth. Reading, a psycholinguistic guessing game. In: SINGER, H.; RUDELL, R. (ed.). Theorical models and process of reading. Tradução de Giselle Olívia Mantovani Dal Corno. Newark (De): International Reading Association, 1976, p. 497-508.
GOODMAN, K. S. Unidade na leitura – um modelo psicolinguístico transacional. Letras de Hoje, Porto Alegre, n. 86, p. 9-43, dez. 1991.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000. 82 p.
LEFFA, Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996. 105 p.
PEREIRA, Vera Wannmacher. Arrisque-se... faça seu jogo. Letras de Hoje, Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 37, n. 2, p. 47-63, jun. 2002. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/teo/ojs/index.php/fale/article/view/14173/9410. Acesso em: 5 out. 2018.
PEREIRA, Vera Wannmacher. Compreensão leitora de alunos do Ensino Médio. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, Local de publicação, v. 6, p. 1-15, 2008. Disponível em: https://www.revel.inf.br/site2007/_pdf/12/artigos/revel_11_compreensao_leitora_de_alunos_do_ensino_medio.pdf. Acesso em: 01 out. 2018.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Processamento da leitura: recentes avanços das neurociências. In: PEREIRA, Vera Wannmacher; COSTA, Jorge Campos da (org.). Linguagem e cognição: relações interdisciplinares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 49-60.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Tradução de Daise Batista. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003. 423 p.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 194 p.
SPINILLO, Alina Galvão. A consciência metatextual. In: MOTA, M. da (org.). Desenvolvimento metalinguístico: questões contemporâneas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. p. 77-113.
SPINILLO, Alina Galvão; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; CORREA, Jane. Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em revista, Curitiba, n. 38, p. 157-171, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi d=S0104-40602010000300011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 nov. 2018. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000300011
STANKE, Roberta Cristina. O papel do conhecimento de mundo na aula de língua estrangeira. Caderno de Letras, Rio de Janeiro, n. 23, p. 131-151, 2007.
STREY, Cláudia. O objetivo de leitura em uma interface psicolinguística-pragmática. In: PEREIRA, V. W.; GUARESI, R. (org.). Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-18132012000100011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.