A desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32529

Palavras-chave:

Desambiguação lexical. Compreensão leitora. Eye tracking.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira. Sabe-se que, para desambiguar uma palavra, o leitor normalmente recorre ao contexto; assim, a pesquisa está fundamentada teoricamente em questões que dizem respeito à definição de contexto, e abarca uma teoria lexical denominada Hipótese da Qualidade Lexical (HQL) que explica como as características das palavras (aspectos fonológicos e semânticos, por exemplo), são parte fundamental da compreensão leitora. Este trabalho faz parte de um projeto maior, ainda em andamento, que aqui, traz um estudo de caso que analisa a ambiguidade das palavras record e track em diferentes contextos de uso. Os resultados preliminares mostram que as características das palavras, bem como os diferentes tipos de contexto não estão desvinculados do fenômeno da desambiguação, mas o leitor nem sempre tem a ciência de que precisa desambiguar, ainda que compreenda o que leu.

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Biografia do Autor

Adriana Blanco Riess, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Doutora em Letras e Linguística pela PUC-RS. Bolsista Doc-Fix do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Edital 04/2018.

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Riess, A. B., & Gabriel, R. (2019). A desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira. Letras De Hoje, 54(2), 181–190. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32529

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: