A produção de subjetividades no romance e na entrevista midiática: rastros do autobiográfico e da escrita feminista de Maria Valéria Rezende
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.2.29122Palavras-chave:
Literatura, Espaço autobiográfico, Subjetividade, Crítica feminista, Maria Valeria RezendeResumo
Este estudo investiga os discursos do biográfico na contemporaneidade sob a forma do romance e da entrevista midiática. Para tanto, retoma a obra de Philippe Lejeune sobre a noção de “pacto autobiográfico”, procura estabelecer diálogos com estudos que demarcam novos modos de pensar a relação do biográfico com a subjetividade a partir do conceito de espaço biográfico, de Leonor Arfuch, e a crítica literária feminista. Com esse aporte teórico, visa analisar a produção de subjetividades na literatura brasileira contemporânea, focando a literatura de autoria feminina e tendo como corpus de análise Outros cantos, de Maria Valéria Rezende, publicado em 2016, e duas entrevistas concedidas pela escritora, veiculadas nos sites dos jornais O Globo e El País. Constata a emergência de uma escrita de viés feminista, em que narrativas ficcionais e autobiográficas são tecidas com o apoio da memória.
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