Aquisição de língua: uma perspectiva Ecolinguística
Palavras-chave:
Ecolinguística, Aquisição da linguagem, Língua, Povo, Meio ambienteResumo
Resumo: Levando em conta que a língua pode ser entendida como um complexo processo que compreende relações naturais, mentais e sociais, este artigo discute o processo de aquisição de primeira língua da perspectiva da Ecolinguística. Assim sendo, começa pela apresentação de um breve resumo das investigações tradicionais sobre assunto, como as que surgiram na linha das propostas de Chomsky, bem como as de Piaget e Vygotsky. A Ecolinguística encara a língua como uma teia ou rede de interações que envolvem pelo menos uma população e seu meio ou território, formando o que se chama ecossistema linguístico ou comunidade linguística. Como o conceito central é interação, e a própria língua é interação, adquirir a primeira língua é adaptar-se ao como se dá a interação nesse ecossistema. De modo geral, adquirir língua é adaptar-se. Palavras-chave: Ecolinguística; aquisição da linguagem; língua; povo; meio ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.