Aquisição de língua: uma perspectiva Ecolinguística
Palabras clave:
Ecolinguística, Aquisição da linguagem, Língua, Povo, Meio ambienteResumen
Resumo: Levando em conta que a língua pode ser entendida como um complexo processo que compreende relações naturais, mentais e sociais, este artigo discute o processo de aquisição de primeira língua da perspectiva da Ecolinguística. Assim sendo, começa pela apresentação de um breve resumo das investigações tradicionais sobre assunto, como as que surgiram na linha das propostas de Chomsky, bem como as de Piaget e Vygotsky. A Ecolinguística encara a língua como uma teia ou rede de interações que envolvem pelo menos uma população e seu meio ou território, formando o que se chama ecossistema linguístico ou comunidade linguística. Como o conceito central é interação, e a própria língua é interação, adquirir a primeira língua é adaptar-se ao como se dá a interação nesse ecossistema. De modo geral, adquirir língua é adaptar-se. Palavras-chave: Ecolinguística; aquisição da linguagem; língua; povo; meio ambiente.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.