Mesma carne, outro sangue: notas introdutórias sobre as relações culturais republicanas entre Portugal e Brasil
Palavras-chave:
República, Estudos literários, Nacionalismo, Modernismo, CulturaResumo
Este estudo, preponderantemente introdutório, intenta pôr em cena elementos historiográficos que pautaram as relações culturais entre Portugal e Brasil a partir da proclamação da república portuguesa em 1910. Levam-se em conta os seguintes elementos balizadores do debate, imprescindíveis à proposta: notas sobre a questão republicana, a imigração, os conceitos de nacional e colônia, até chegar ao item central de interesse: os estudos literários. O artigo apresenta rápida apreciação da historiografia da literatura comparatista entre obras e autores do início do século XX nos dois países lusófonos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.