Mesma carne, outro sangue: notas introdutórias sobre as relações culturais republicanas entre Portugal e Brasil

Autores/as

  • Maria do Socorro Fernandes de Carvalho USP

Palabras clave:

República, Estudos literários, Nacionalismo, Modernismo, Cultura

Resumen

Este estudo, preponderantemente introdutório, intenta pôr em cena elementos historiográficos que pautaram as relações culturais entre Portugal e Brasil a partir da proclamação da república portuguesa em 1910. Levam-se em conta os seguintes elementos balizadores do debate, imprescindíveis à proposta: notas sobre a questão republicana, a imigração, os conceitos de nacional e colônia, até chegar ao item central de interesse: os estudos literários. O artigo apresenta rápida apreciação da historiografia da literatura comparatista entre obras e autores do início do século XX nos dois países lusófonos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho, USP

Professora de literatura portuguesa na Unifesp, curso de Letras. Professora dra. pela Unicamp, em 2004, com a tese "Poesia de agudeza em Portugal".

Publicado

2012-12-10

Cómo citar

de Carvalho, M. do S. F. (2012). Mesma carne, outro sangue: notas introdutórias sobre as relações culturais republicanas entre Portugal e Brasil. Letras De Hoje, 47(4), 348–355. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/11327

Número

Sección

Brasil e Portugal